A prática do jogo de xadrez desenvolve habilidades como memória, concentração, planejamento e tomadas de decisões.
GABRIELA OLIVEIRA ALVES
ELIEIDE ROSA DOS
SANTOS
JAIANE MARINHO
INTRODUÇÃO
A origem do
xadrez é algo que é debatido e não existe prioritariamente um consenso sobre a
sua origem ou mesmo a história do xadrez, ao atual. Alguns dizem que versões do
xadrez e do seu tabuleiro já remota do antigo Egito ou da china dinástica, mas
sua origem mas apoiada é que tenha surgido na índia, por volta do século VI, na
altura teria o nome de chaturanga.
Com o passar do
tempo, acabou por chegar a pérsia e o seu nome acabou por mudar, sendo agora
chamando de xatranje, tendo provavelmente outras regras. Acabou por ser
difundir por toda a Europa devagarinho e foram precisos quase 500 anos para o
xatranje começa a se aparecer mas com o xadrez que conhecemos hoje.
Em 1475
começaram a ser concedidas as atuais regras concedeu o nome também acabou por
muda, para xadrez mas ainda foram precisos mas alguns centenas a mais.
PRATICA DO XADREZ
A Inicialmente é de fundamental importância que os
professores transmitam aos seus alunos os objetivos de trabalhar com o jogo de
xadrez no ambiente escolar.
A
prática do xadrez desenvolve habilidades tendo como destaque: memória,
concentração, planejamento e tomadas de decisões. O Xadrez é considerado uma arte, uma ciência e um jogo. O
objetivo do jogo é simples: vencer o oponente, dando xeque-mate. Para conseguir
atingir este objetivo, os jogadores devem, além de dominar os conhecimentos
básicos do jogo, saber desenvolver uma estratégia, e implementá-la através de
lances de desenvolvimento e de golpes táticos.
O jogador completo de xadrez, não necessariamente um mestre, deve ser capaz de iniciar uma partida, Desenvolvendo suas peças de modo a não criar vulnerabilidades sérias no seu lado, e aproveitando as vulnerabilidades que porventura o oponente crie. Deve ser capaz de conduzir o meio-jogo em direção a um final que o favoreça, e deve ser capaz de jogar finais conforme a teoria.
Conclusão
PORTANTO
TEM Características de arte e ciência
são encontradas nas composições de xadrez e em sua teoria que abrange
aberturas, meio-jogo e finais, as fases em que subdividem o transcorrer do
jogo. Na terminologia enxadrística, os jogadores de xadrez são conhecidos como
enxadristas (ou xadrezistas). O xadrez, por ser um jogo de estratégia e tática,
não envolve o elemento sorte.
O objetivo do jogo é simples: vencer o oponente, dando
xeque-mate. Para conseguir atingir este objetivo, os jogadores devem, além de
dominar os conhecimentos básicos do jogo, saber desenvolver uma estratégia, e
implementá-la através de lances de desenvolvimento e de golpes tática.
EU QUE FIZ AMEI SABER SOBRE AS TECNICAS DE XADRES APREDI JOGADAS QUE NEM SABIA FOI BOM PRA MIM.
ResponderExcluirGABRIELA 8ºA
Eu aprendi com esse artigo sobre o xadrez que podemos alcançar uma Gama infinita de conhecimento e que não só conhecimento mais também abilidade é estratégia.
ResponderExcluirEdivaldo lemes bandeira Junior 8a