No xadrez do xadrez de Curitiba, chega a hora dos lances finais

É preciso vencer o inimigo
Margem de manobra é mínima
Roque. Grande roque do Rei. É quando se aprisiona a principal peça do tabuleiro e é cercada por uma fileira densa de peões e protegida por uma torre. Nada entra ali sem passar por uma pesada barreira. A margem de manobra real é mínima.
A proteção total. E de lá, ainda assim, o jogo precisa continuar. É preciso vencer o inimigo. Conquistar os espaços estratégicos dos quadriláteros, arrebanhar as peças-chave do outro lado, aniquilar, avançar, dominar, esgotar, vencer. Que jogo esse o xadrez…tão irreal. Em nada parece com a vida e, acima de tudo, com a política.
O Rei está em seu confinamento. Mas suas peças precisam continuar se movendo. Ele precisa da mão, da mão do Grande Jogador. É ele que cumprirá suas vontades e, ao final, receberá as loas pela vitória, se houver. Mas no tabuleiro todos saberão: foi o Rei quem venceu.
Mesmo preso no roque em que lhe meteram. Assim, o Grande Jogador nada mais fará senão seguir seu soberano e mover as peças conforme Sua Alteza assim deliberar. A peça que conta é o Rei. A mão boba apenas desloca os soldados.
O Rei anda encafifado. Não lhe passa pela garganta a desenvoltura do bispo adversário, de capa preta e solene. O Rei sempre jogou com as brancas. Sempre foi sua a iniciativa. Até que o tal bispo em suas batas austeras começou a rabiscar o jogo com suas diagonais desconcertantes. Atribuem a ele o sacrifício da Rainha, mas esse tema é tabu e ninguém no reino ousa sequer falar disso perante Sua Majestade. O Rei, confinado como está e contando apenas com o Grande Jogador, vem travando uma partida que os Grandes Mestres irão eternizar.
Incapaz de mover-se ele mesmo por si só, decidiu El Rei que a plateia invadisse o mosaico quadriculado e embaralhasse o jogo imaginado pelo bispo das diagonais. Agora, instalou-se uma confusão na partida e ninguém mais sabe onde o jogo acaba e a plateia começa e vice-versa. Com sua prodigiosa capacidade mental, o Rei não se contentou em mover apenas a mão do Grande Jogador.
Transformou parte considerável da audiência em peões e telepaticamente os vem movendo ao seu bel prazer. Confusão total nos 64 quadrados. Enquanto isso, o bispo soltou os cachorros (quero dizer, os cavalos) contra o Rei e criou inúmeros novos flancos simultâneos para deter sua colossal escalada, que mobiliza mais e mais espectadores a cada dia.
O que mais impressiona todos é como o Rei pode fazer tudo isso isolado de seu claustrofóbico roque, murado de peões e cercado pela torre? Que xadrez é esse onde a peça é quem joga e o Jogador é apenas uma peça? E do outro lado? Que configuração estranha a do bispo de preto que comanda as peças do seu lado e tem mais poder que o Rei de sua cor? Será mesmo um bispo ou um Rei disfarçado? Que xadrez será esse que se joga nesse lugar, onde as regras variam conforme os lances, onde as peças podem ser ou não o que são e os jogadores podem ser apenas movidos de um lado pelo outro, como meros coadjuvantes?
E, para surpresa geral, de repente, surge no tabuleiro um peão de quepe e todo paramentado. Ninguém deu muita bola para ele no início. E ele foi avançando, casa a casa. Não é que está para dar o xeque mate?
Que jogo é esse, o xadrez: às vezes parece que tudo que estamos vendo, cada lance, é realmente de verdade. Da até medo só de imaginar…

 
12.out.2018 (sexta-feira) - 4h30
atualizado: 12.out.2018 (sexta-feira) - 7h26
Fonte: https://www.poder360.com.br/opiniao/eleicoes/no-xadrez-do-xadrez-de-curitiba-chega-a-hora-dos-lances-finais/

Comentários

  1. O Texto “No xadrez do xadrez de Curitiba, chega a hora dos lances finais” Da Sentido A Prisão Do Ex Presidente LULA, Porque Lá Fala Sobre Muito Sobre A época Em Que O LULA Estava No Mandato Do BRASIL e Com A Historia Contada Na Forma De Uma Jogada De Xadrez.

    ResponderExcluir
  2. O altor do texto XADREZ DO XADREZ DE CURITIBA quer espresar augo sobre a politica que aconteceu esse ano e sobre as prisoes sobre nosso antigo presidente que cometeu varios erros e foi descoberto e agora vai pagar e agora vamos ter a esperanca do noso pais mudar (ALUNA :NAYARA VIANA LAUREANO . 8 ANO A )

    ResponderExcluir
  3. O que mais impressiona todos é como o Rei pode fazer tudo isso isolado de seu claustrofóbico roque, murado de peões e cercado pela torre? Que xadrez é esse onde a peça é quem joga e o Jogador é apenas uma peça? E do outro lado? Que configuração estranha a do bispo de preto que comanda as peças do seu lado e tem mais poder que o Rei de sua cor? Será mesmo um bispo ou um Rei disfarçado? Que xadrez será esse que se joga nesse lugar, onde as regras variam conforme os lances, onde as peças podem ser ou não o que são e os jogadores podem ser apenas movidos de um lado pelo outro, como meros coadjuvantes?

    E, para surpresa geral, de repente, surge no tabuleiro um peão de quepe e todo paramentado. Ninguém deu muita bola para ele no início. E ele foi avançando, casa a casa. Não é que está para dar o xeque mate?

    Que jogo é esse, o xadrez: às vezes parece que tudo que estamos vendo, cada lance, é realmente de verdade. Da até medo só de imaginar…

    ResponderExcluir
  4. Eu entendi que o autor do texto XADREZ DO XADREZ DE CURITIBA quis representa o que aconteceu com o ex presidente Lula em uma partida de xadrez e isso deixa o texto simplesmente interessante.

    ResponderExcluir
  5. No xadrez do xadrez de Curitiba

    Assim como no tabuleiro de xadrez,na política é um derruba o outro"captura" para conseguir avançar,por um domínio de poder.
    O que vemos bem claro,que o autor trouxe em foco,os avanços de peças,e suas estratégias,entre brancas e pretas.
    Sem dúvida pode ser afirmar que política tem tudo a ver com xadrez,um capturado,pra outro se erguer.(Aline de Jesus 8 A)

    ResponderExcluir
  6. O Texto “No xadrez do xadrez de Curitiba, chega a hora dos lances finais” conta historia da Prisão Do Ex Presidente LULA, Porque Fala Sobre politica mais se referindo ao xadrez Sobre A época Em Que O LULA Estava No Mandato Do BRASIL e Com A Historia Contada Na Forma De Uma Jogada De Xadrez....

    ResponderExcluir
  7. O autor desse texto quis falar sobre a politica relacionado ao xadrez que na minha opinião não ficou nada legal ele fala sobre um ex presidente que errou bastante como no xadrez se VC fazer lances errados VC pode acabar levando cheque mate então ele fez relacionado a xadrez para dizer que como o ex presidente fez coisa erradas ele foi preso isso foi a relação com o xadrez com a jogadas erradas VC pode levar o cheque mate e fazendo coisa errada VC pôde ser preso ....
    *RIVALDO SILVA 8°ANO B*

    ResponderExcluir
  8. :10
    O autor desse texto quis falar sobre a politica relacionado ao xadrez que na minha opinião não ficou nada legal ele fala sobre um ex presidente que errou bastante como no xadrez se VC fazer lances errados VC pode acabar levando cheque mate então ele fez relacionado a xadrez para dizer que como o ex presidente fez coisa erradas ele foi preso isso foi a relação com o xadrez com a jogadas erradas VC pode levar o cheque mate e fazendo coisa errada VC pôde ser preso ....
    *RIVALDO SILVA 8°ANO B

    ResponderExcluir
  9. Eu entendi que no texto do Mario Rosa tem algumas jogadas parecidas com ações na vida real,e também que devemos pensar antes de agir.E também em relação o que o nosso país passou por conta dos políticos corruptos

    ResponderExcluir
  10. No jogo de Xadrez, o roque grande acontece do lado da rainha. Conhecido por roque grande por ser necessário deslocar duas casas para a direita com o rei, sendo que os espaços devem estar vazios e não atacados. A torre da rainha desloca-se três casas para a esquerda.
    O roque tem o objetivo de proteger o rei e não o aprisionar. As peças que protegem o rei podem liberar espaço para que o rei também possa deslocar para não ser atacado. Com o roque realizado, a torre tem mais opção de movimentos verticais pelo centro, um roque realizado no início do jogo, dificulta a possibilidade de se tomar um xeque do adversário, más não garante a proteção total do rei.

    ResponderExcluir
  11. Pedro henrique norbal batista 8 ano B


    O texto e muito oq se passou com o lula na presidencia bem no caso ele era o rei e seus parceiros de partidos todas as outras peças querendo "protejer" ele da cadeia pelo pequeno motivo de que eles sabiam que eles tambem irião ter o mesmo futuro q seu *PARCEIRO*

    ResponderExcluir
  12. Keven Henderson

    O texto fala um pouco de xadrez e um pouco de política, mas na maioria do resto ele está esinuando sobre a corupissao sobre a política, mas na minha opinião e um texto que faz a gente refletir um pouco

    ResponderExcluir
  13. o xadrez de Curitiba fala sobre um pouco de xadrez e um pouco de politica corrupção do brasil para agente refletir que não e apenas um jogo sim escolhas certas pensar antes de agir e muito bom para podermos refletir .

    ResponderExcluir
  14. o texto xadrez de Coritiba retrata muito a situação do Brasil com details surpreendentes da situação dos nossos governastes que são muitos corruptos e não jogam limpo

    ResponderExcluir

  15. O XADRES DE CURITIBA


    O texto falo sobre um jogo que antes de chegar no final ja imaginal o fim. e tambem fala sobre a corrupçao a politicca, ele tambem fala sobre as jogadas certas . fala sobre as regras que varia conforme o lance.
    eu entendi que mesmo niguem te dando bola no fim você pode ser um vencedor.

    ResponderExcluir
  16. Jaiane Marinho
    8 A
    O texto XADREZ DE CURITIBA, fala sobre as jogadas que podem ser feitas no
    tabuleiro e na vida real que a sempre um querendo vencer o outro. Na politica nao tem diferença, sempre um querendo derrubar o outro para estar um passo a frente , como o ex presidente que teve a oportunidade de ajudar o pais e fez ao contrario e acabou preso ''como xeque mate'' no xadrez, apenas uma chance de vencer.

    ResponderExcluir
  17. Elieide Rosa dos Santos 8ºA
    O xadres de Curitiba

    O texto fala um pouco de política, fala tambem sobre a vida da gente que quando a gente pensa que esta tudo acabado a vitoria pode acontecer

    Tambem percebi que o texto nao tem nada ver com o jogo de xadres.

    ResponderExcluir
  18. No xadrez de xadrez de curitiba. Traz em foco a história do nosso ex presidente Lula que foi preso. O texto nos conta está trajetória em forma de xadrez com jogadas e peças que se movimenta como se tivessem vida própria. Depois da sua prisão passou a usar ou tá peça em seu lugar, em tentativa de continuar a jogada.

    ResponderExcluir
  19. No texto vemos que fala mais sobre política do que o xadrez, pra fala a verdade não tem nada ver com jogo de xadrez.
    Uma crítica minha e que la no primeiro parágrafo eles fala do Roque grade,que e uma jogada que deixar seu rei seguro mais não totalmente como o texto fala,eles também fala que roque e quando aprisionar o rei,mais não é não, e apenas uma jogada em que rei e protegido e liberta a Torre para atacar pelo centro do tabuleiro.
    Uma outa critica minha e que o texto fala da história do ex presidente Lula que foi preso por causa de corrupção,em vez de fala de xadrez.

    Gustavo de Assis Lima 8 A

    ResponderExcluir
  20. No texto o xadrez do xadrez de Curitiba fala do ex presidente Lula é das escolhas que ele que trouxe consequências ruins a ele em meio lá texto político o autor envolve o xadrez como uma forma de falar que a xadrez é igual a nossa vida feita de escolhas e consequência em que um simples movimento podemos escolher uma coisa que não nos falar bem e também mostra que todo ato tem uma consequência
    Edivaldo lemes bandeira Junior 8A

    ResponderExcluir

Postar um comentário